Oráculo


Tópicos:

Introdução – Apresentação

1 – O que é um Oráculo?;

2 – Breve histórico sobre oráculos;

3 – Relação do oráculo com a espiritualidade;

4 – Como funciona o trabalho com um oráculo;

5 – O Caminho de cada Um;

6 – Como é o nosso trabalho com o oráculo.

 


Introdução – Apresentação

Olá, você que busca esclarecimento sobre esse assunto que desconhece, mas que de alguma forma te fascina...

Olá, você que busca alguma orientação para sua vida, que não esteja no lugar comum, nas frases feitas e de efeito, nos padrões, no convencionalismo...

Olá, você que já cansou de ouvir sempre as mesmas coisas e nunca viu nada de novo acontecer...

Olá, você que não quer apenas ouvir o óbvio...

Olá, você que se sente pronto para ouvir o improvável...

Este é um espaço criado para tentar atender a busca de todos vocês e, se possível, de mais alguém em alguma situação que não foi citada.

Já iniciamos esse trabalho de uma forma um tanto diferente de nossos outros espaços. Será um texto mais organizado em tópicos, cada um com um conteúdo específico, trazendo informações que te ajudarão a entender como trabalhamos nossos Oráculos e como trabalhamos sendo parte desses Oráculos.

Estaremos, como sempre, trazendo as referências encontradas nesse universo esparso, confuso, dinâmico e contraditório que é o universo virtual - dada a nossa quase impossibilidade de acesso à uma biblioteca física que contenha os conteúdos necessários à nossa pesquisa.

E deixamos ao nosso Leitor Consulente a liberdade de verificar cada informação aqui repassada. Porque é assim que tem que ser...

No âmbito da vida humana neste orbe chamado Terra, não existem verdades absolutas em poder de cada pessoa. A verdade humana é relativa e transitória, tanto quanto o é a vida humana nesse planeta.

Entretanto, nos próximos textos, você encontrará informações precisas sobre os Oráculos e como trabalhamos com eles.

Abra a sua mente... Liberte-se da tensão... Afugente o medo... Dê-se o direito de voar livremente pelo universo do desconhecido...

Eu sou Yuki Hime, escritora do blog "Meu Universo Holístico" e esse será o ponto de encontro inicial para o nosso futuro encontro, e para o seu encontro com a sua busca…

 

1 – O que é um Oráculo?

Na Antiguidade, o oráculo era a resposta dada por uma divindade a algum questionamento feito por um consulente.

Mesmo na Antiguidade, a percepção do Oráculo e a forma como era utilizado sofreram várias mudanças, mesmo que essas mudanças não significassem melhoria no uso do Oráculo.

Oráculo é um canal de comunicação entre o plano de vida material e o plano de vida espiritual. O conceito e a percepção sempre estiveram intrinsecamente ligados ao plano espiritual da vida, independentemente de opiniões contrárias.

Quando o oráculo não traduz uma mensagem espiritual, podemos considerar que é mero charlatanismo. Ou coisa que o valha...

Infelizmente, o que acontece é que muitos desses canais de comunicação se rompem devido ao mau uso, ou uso inadequado.

Existem aqui questões que devem ser estudadas mais detalhadamente para não corrermos o risco de cair na intransigência, no fanatismo, na intolerância, ou outros comportamentos inadequados.

Ao longo do tempo, o Oráculo tornou-se uma ferramenta de poder nas mãos de pessoas que controlavam os templos e assumiam as vestes de Sacerdotes. E em todos os tempos e nações, o sacerdócio sempre foi controlador, sempre exerceu o poder de controlar o psicológico humano.

A ganância, orgulho, o egoísmo, a exacerbação do exercício de autoridade são, por assim dizer, fraquezas espirituais, doenças espirituais, distorções do caráter do Ser.

E muito embora a grande e esmagadora maioria das pessoas não acredite, ou não se conscientize dessa realidade, todas as nossas ações, desde as mínimas até às mais em evidência, trarão consequências para a nossa vida.

Existe uma relação direta entre Poder & Responsabilidade: toda pessoa que exerce algum tipo de poder, espiritualmente responderá pela consequência de seus atos de poder. Seja esse poder expresso em riqueza material, poder administrativo ou psicológico.

A toda ação humana corresponde uma cota de responsabilidade por suas consequências. E não há desculpas... Simples assim...

Relativamente ao Oráculo, todas as pessoas envolvidas no processo de comunicação com o plano espiritual são responsáveis pelo resultado advindo de suas ações, relativamente ao exercício de ser ou administrar um Oráculo.

Gradativamente e através do desenvolvimento da sociedade como um todo, a ideia de oráculo passou a ser confundida com o local físico - os templos - em que ocorriam as consultas.

Desde épocas remotas a ideia de Oráculo vem sendo associada com adivinhação do futuro...

O futuro sempre fascinou a mente humana, talvez por ser desconhecido, talvez por ser tido como incontrolável...

Mas a realidade é que não se pode "prever" o futuro... Não se pode "ver" o que não aconteceu...

O futuro é uma possibilidade... Ou a possibilidade de infinitas possibilidades...

Se existe uma única possibilidade de se saber exatamente o que vai acontecer no futuro, acho que ela pertence a Deus... E até onde Eu posso ver, Ele não está muito disposto a dividir “essa” possibilidade com mais ninguém... ( >.< )... E se você quer saber o porquê, terá que perguntar para Ele... ( >.< )

Portanto, é certo afirmarmos que um Oráculo é um canal de comunicação entre esses dois planos da vida – o material e o espiritual.

Em algumas culturas, o Oráculo recebe outros nomes. Modernamente também são chamados de médiuns...

Todos os médiuns são oráculos, mas nem todos os oráculos são médiuns, dependendo da perspectiva de cada cultura.

Um exemplo prático são as Runas ou o Tarô. Para alguns povos, as Runas e o Tarô são o próprio Oráculo e quem os manipula, por assim dizer, apenas tem o conhecimento para interpretar a mensagem da divindade que responde através dos objetos - e não através da pessoa que os está lendo ou interpretando.

Na cultura do Esoterismo moderno, alguns estudiosos entendem o Tarô, as Runas e outros instrumentos como ferramentas que ajudam a interpretar uma situação presente, dando ao consulente a possibilidade de ver, explorar e conhecer a situação que está vivenciando naquele momento com novas perspectivas, maiores e mais amplas possibilidades...

Entretanto, a necessidade doentia de controlar o futuro dispersou no ser humano a sensatez, transformando o Oráculo em uma praça comercial em que a mercadoria é o sofrimento humano...  

Na Antiguidade, muitos templos enriqueceram explorando comercialmente potenciais que não lhes pertenciam... Exigiam importâncias vultosas que só os socialmente privilegiados poderiam pagar, relegando ao descaso os demais que não atendiam aos interesses da classe sacerdotal.

Na atualidade continuamos bem perto dessa situação, sendo que o discurso é mais antenado com a modernidade alcançada pela sociedade. As distorções prosseguem seu caminho lado a lado com o progresso tecnológico e a decadência espiritual da humanidade.

 

Resumo:

Oráculo não prevê o futuro. Ele aponta para as possibilidades que se evidenciam através das atitudes humanas.

Oráculo é um canal de comunicação entre os planos espiritual e material.

Oráculo não vai resolver problema de quem quer que seja.

Oráculo é um ensinamento... um ensinamento para viver sua vida da melhor maneira possível. Planejar seu futuro, consciente de que não existem fórmulas infalíveis e o futuro muda de rumo a cada ação nossa, a cada escolha.

O Oráculo encerra em si mesmo a possibilidade de te ajudar a descobrir seu Caminho Interior, podendo contribuir significativamente para a sua Jornada de Auto Conhecimento.

Se você quer aprender, consulte um oráculo. Se não quer...

 

Fontes:

Significados

Wikipédia

Nota  - Existem outras referências de textos bons no ambiente virtual. Entretanto, a maioria está ligada à sites que divulgam serviços, então reservamo-nos o direito de citar apenas as duas fontes acima que estão isentas de propaganda direta. Não é nosso objetivo nesse espaço divulgar serviços alheios que desconhecemos.

 

2 – Breve histórico sobre oráculos.

A história moderna, ou história escrita, só nos traz informação sobre os oráculos da Grécia Antiga, todos basicamente ligados à Mitologia. Entretanto, existem comprovações históricas de que esses oráculos existiram, mesmo que sua real utilização seja uma nebulosa.

Os oráculos, na antiguidade, estão quase sempre ligados ao exercício de alguma religião e normalmente as respostas que eram obtidas através deles era enigmática, carecendo de interpretação conduzida pelo sacerdócio dos templos.

Um dos oráculos mais famosos da Grécia antiga era o de Delfos, dedicado ao deus Apolo, identificado como uma divindade solar, muitas vezes confundido com o próprio Sol. A ele são atribuídas habilidades de cura e um forte senso de justiça.

Entretanto, todos sabemos que todos os deuses da antiguidade representam as forças da Natureza e manifestam muitas peculiaridades de caráter meramente humanos. Com Apolo não seria diferente...

Pela lógica, Apolo e sua irmã gêmea Ártemis deveriam ser considerados semi deuses, visto que eram filhos de Zeus, o deus supremo do Olimpo, com uma titã, de nome Latona, que não era deusa.

Mas diferentemente de Hércules (ou Héracles), considerado um semi deus por também ser filho de Zeus com uma humana, Apolo e Ártemis eram considerados deuses e a ambos foram erguidos templos onde eram cultuados e recebiam oferendas e pedidos de consultas.

Embora Apolo fosse reverenciado como o deus mais popular entre os deuses, o templo de sua irmã, em Éfeso, foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo.

E embora os oráculos gregos sejam os mais conhecidos pela sociedade moderna, os oráculos não são exclusividade da cultura desse povo. Os oráculos também existiam entre os povos do Egito Antigo e na China.

No Egito antigo profecia e oráculo não se confundiam, sendo que o oráculo era destinado à questões mais imediatas do cotidiano.

Entre os oráculos chineses, o mais conhecido e divulgado na sociedade ocidental é o I-Ching, composto de hexagramas que são interpretados para responder as questões do consulente, sejam do presente ou do futuro.

 

Resumo:

Desde épocas remotas existem oráculos, sendo que em cada época, em cada sociedade ou cultura, recebem nomes e atribuições diferentes.

Não obstante, a função precípua do oráculo sempre foi ser um canal de comunicação ente os diferentes planos de manifestação da vida. Inteligências que vivem no plano espiritual desenvolvem meios com os quais possam se comunicar com as inteligências ainda restritas no plano material.

Contudo, a sensibilidade e a sensitividade nos seres ainda imersos na matéria é faculdade inerente a todos, sendo que uns estão mais propícios a essa comunicação com o plano espiritual, tornando-se assim, oráculos vivos.

 

Fontes:

Oráculo

Oráculo de Delfos: o umbigo do mundo

Templo de Ártemis - Wikipédia

Oráculo de Delfos - Wikipédia

Os Oráculos

 


3 – Relação do oráculo com a espiritualidade.

Oráculos sempre estiveram relacionados a assuntos espirituais - muito embora, em todas as épocas, tanto usuários como controladores sempre direcionassem o trabalho do oráculo ao plano material e imediatista...

Essa insistência da manipulação em defesa de interesses duvidosos sempre conduziu o ser humano a erros.

Entretanto, mesmo nos dias de modernidade em que vivemos, ainda se insiste em fazer do oráculo um palco para se evidenciar vaidades e tolices. Uma diversão... Tentativas de se adivinhar o futuro...

Deixando de lado e para trás essas premissas que denigrem o verdadeiro propósito da existência do oráculo, difundimos, ou tentamos, no mínimo, esclarecer o verdadeiro propósito do oráculo que, na nossa perspectiva, é ajudar o indivíduo a descobrir ou redescobrir seu caminho espiritual.

Ninguém vai adivinhar o futuro simplesmente porque não se pode “adivinhar” o que ainda não aconteceu e provavelmente sofrerá mudanças significativas ou não, de acordo com as decisões e atitudes de cada um...

Não se pode governar ou ditar normas para os acontecimentos da vida alheia... As decisões personalíssimas de cada um podem até influenciar pessoas próximas, mas não podem e não devem moldar a decisão alheia, pois cada um deve ser responsável por suas escolhas e decisões... Simples assim...

Quanto à seres da espiritualidade que “desvendam” o futuro, não tem nada de adivinhação. Vamos tentar uma explicação que funcione:

Estando esses seres no plano espiritual e tendo uma percepção mais ampla e desenvolvida do que a nossa, e também tendo um conhecimento muito amplo sobre comportamento humano, eles avaliam a trajetória da humanidade como um todo, ou de um indivíduo em particular, e organizam as possibilidades de eventos.

Não se trata de adivinhação. É lógica. Simplesmente uma lógica que supera todo o nosso conhecimento técnico e científico sobre a vida...

Toda essa projeção de fatos e eventos que podem vir a se concretizar são baseados no conhecimento sobre a natureza humana. Portanto, não existe fatalidade, a não ser aquelas que sejam kármicas.

E mesmo com toda essa possibilidade de karma, ainda assim, não existe a fatalidade irremediável... É óbvio que não podemos nos isentar da responsabilidade das nossas ações, entretanto, temos a capacidade e o poder de criar condições para neutralizar resultados negativos.

Muita gente chama de castigo o que na realidade é apenas consequência... Simples assim...

Por exemplo, uma pessoa com uma energia psíquica ou espiritual muito intensa pode desejar algum mal pra alguém e atingir o alvo conseguindo seu objetivo de prejudicar aquela pessoa. Entretanto, todo o processo de desejar o mal gerou uma energia na psicosfera do indivíduo, que não se dissipa, porque é alimentada pelos pensamentos malevolentes dessa pessoa. E sentimentos como inveja, ganância, desdém... e outros, contribuem para que a energia em torno dessa pessoa fique pesada, densa e negativa. Sendo assim, ela mesma atrairá para si energias desse mesmo teor... E via de consequência, atrairá eventos que também lhe serão prejudiciais...

Digamos que essa pessoa com pensamentos negativos resolva consultar um oráculo. Seja por curiosidade, ou por qualquer outra razão... O oráculo mostrará para ela que tudo que ela faz tem volta, porque perante a vida não existem privilégios...

O verdadeiro objetivo do oráculo não é dar a ninguém o mapa da mina... O oráculo não vai dizer com quem e quando a pessoa vai casar. Ocasionalmente pode até acontecer, mas essa não é a missão do oráculo...

O oráculo vai trazer possibilidades, mas é o indivíduo que deve fazer suas escolhas e assumir a responsabilidade...

Todo ser humano é uma fonte inesgotável de possibilidades... E cada um deve descobrir por si mesmo como trilhar seu caminho rumo ao desenvolvimento espiritual. O oráculo não define o caminho de ninguém, apenas mostra várias das possibilidades para um determinado momento...

Os assuntos e pendências do plano material tendem a ser resolvidos com mais tranquilidade à medida que compreendemos e vivemos nossa espiritualidade.

E por que não está funcionando no mundo? Provavelmente porque falta sinceridade no “mundo” (pessoas)... Simples assim…

 

Resumo:

Oráculo não é instrumento de "adivinhação". 

Oráculo é instrumento de aprendizado.  Oráculo é instrumento de auto conhecimento e crescimento espiritual. Simples assim...       

 


4 – Como funciona o trabalho com um oráculo.

Parece um simples trabalho de intermediação entre os planos da vida, ou seja, o oráculo é o intermediário que faz a comunicação entre o plano espiritual e o plano material, que é esse no qual nos encontramos.

Mas não é tão simples assim...

Normalmente os intermediários são dotados de habilidades e capacidades sensitivas. E muitos desses intermediários, que são oráculos, têm essa habilidade tão desenvolvida que capta não apenas a orientação do plano espiritual mas, e talvez, principalmente, todas as vibrações de padrões inferiores.

Aqui, o termo "inferior" deve ser entendido em seu sentido mais amplo, pois nem tudo que é inferior deve ser considerado negativo nesse contexto.

Energia densa não implica, necessariamente, energia negativa. Entretanto, o contrário é aplicável.

Assim também ocorre com o padrão vibratório. Vejamos um exemplo:

A tristeza tem um padrão vibratório inferior, contudo, não é um padrão vibratório maligno.

O sensitivo é capaz de captar todas essas peculiaridades no cosmos, na psicosfera ao seu redor. A depender do nível da sua habilidade, poderá captar vibrações muito além do seu próprio campo energético.

Isso implica no fato de lidar com todo e qualquer tipo de interferência vibratória no momento da comunicação com o outro plano.

Portanto é razoável assegurar a harmonia e tranquilidade do ambiente onde se pratica a interpretação das mensagens recebidas, seja através do tarô, das runas, ou de qualquer outra ferramenta que seja utilizada também como oráculo.

Relativamente às pessoas que são oráculos, também se faz necessário que sejam cautelosos em seus hábitos e costumes no mundo, para que sua psicosfera não seja contaminada com as vibrações de baixo teor, vindo a interferir em seus pensamentos, sentimentos e modo de vida.

Daí a necessidade de um certo afastamento da vida mundana. Eis o por quê, na antiguidade, as pessoas dotadas de tais habilidades eram levadas para templos e consagradas à vida religiosa.

A modernidade da vida em sociedade acredita que esses cuidados sejam dispensáveis, mas o bom resultado não é garantido.

Por outro lado, há muito tempo o homem vem tentando se utilizar do oráculo para decidir sua vida de relação com o mundo. Na antiguidade, a nobreza das nações buscava resposta favorável em tempos de guerra... Na modernidade, essa busca está voltada para a ascensão no trabalho, na vida social, no rumo da vida afetiva e por aí vai... Mas absolutamente nada relativamente à vida espiritual...

Sendo assim, a margem de acerto não pode ser segura, pois não é o oráculo que deve decidir o rumo da vida de qualquer pessoa...

Oráculo é um canal de orientação, de esclarecimento. E portanto, o oráculo não pode definir...

 


5 – O Caminho de cada Um.

Essa abordagem pode ferir a suscetibilidade de algumas pessoas, mas esse esclarecimento é fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho.

A vida de cada pessoa deve depender única e exclusivamente dela mesma, guardadas as devidas ressalvas.

Quando estamos ainda na fase da infância, dependemos dos nossos pais para viver - no sentido mais amplo do termo.

Absorvemos deles toda a bagagem cultural, educacional, emocional e mental, fundindo todos esses aspectos com a nossa própria bagagem espiritual. Nem sempre o resultado é dos melhores, mas faz parte do aprendizado...

Entretanto, depois de uma certa idade, temos a liberdade relativa de fazer nossas escolhas.

E por que liberdade relativa? Porque ainda estamos atrelados à toda bagagem externa que cerca a nossa vida no plano material.

Então podemos afirmar que, a mais das vezes, nossas escolhas não são necessariamente só nossas, mas também de um conjunto de influências externas que recebemos ao longo do percurso.

Para que possamos ser responsáveis por nós mesmos, sem tais influências, é preciso uma imersão no auto conhecimento.

A nossa essência e verdadeiro Eu não é necessariamente o que pensamos a respeito de nós mesmos, e muito menos o que os outros ao nosso redor pensam a respeito de nós.

Eventualmente é necessário percorrermos uma parte desse percurso absolutamente sozinhos... Sem nenhuma interferência...

O oráculo pode ajudar a vislumbrar opções, mas a decisão final da escolha deve pertencer a cada um.

 


6 – Como é o nosso trabalho com o oráculo.

Primeiramente, um esclarecimento que considero fundamental: nosso oráculo não vai resolver problema nenhum de quem quer que seja.

Esse trabalho é voltado para quem está em busca de orientação no âmbito da espiritualidade.

Não trabalhamos com curas de doenças.

Não trabalhamos com adivinhações.

Não vemos o futuro.

Não sabemos o nome do futuro companheiro de ninguém, nem se seu bebê vai ser menino ou menina...

Ou outra qualquer situação inerente ao cotidiano da vida de relação.

Eventualmente podem surgir respostas para algum questionamento relativo a essas situações, mas o objetivo não é esse.

O real objetivo desse oráculo é proporcionar ao consulente a oportunidade de vislumbrar opções e perspectivas que ele não percebe.

É trazer uma orientação a nível espiritual que talvez você não esteja compreendendo.

Orientação e esclarecimento. É assim que traduzimos o nosso oráculo.

Nós utilizamos a leitura de tarô (brevemente teremos Runas também).

Será marcado um dia e horário para a leitura.

Você, consulente, deverá se recolher nesse dia e refletir apenas sobre sua vida e o que realmente deseja para si.

Não há necessidade de me dirigir nenhum tipo de esclarecimento sobre sua situação. Confie na espiritualidade.

Não há necessidade de pagamento antecipado e eu não estipulo nenhum valor para essa consulta.

Se você não dispõe de recurso financeiro para fazer uma doação por esta consulta, o seu compromisso será praticar uma boa ação... Simples assim.

Os dados para a doação constam no blog apenas para que você tenha a liberdade de escolher, sem se sentir constrangido, porque eu não vou te perguntar se você vai pagar ou não... Se você vai ajudar alguém ou não...

Lembre-se que esse oráculo é dedicado à busca por um caminho espiritual. Portanto, seria um paradoxo eu fixar valores ou fazer exigências como moeda de troca ou barganha.

Para maiores detalhes, envie mensagem para o número que consta na página, ou envie um e-mail.

 

Não envie nenhuma informação pessoal publicamente. Nós não solicitamos dados pessoais como número de documento, por exemplo.

Toda informação pessoal é sigilosa e apenas deve ser compartilhada através de mensagem privada, quando e se for necessário. 

 


PIX - yukihime.yh79@live.com

Contato - (47) 98806 -7993

Formulário de contato na aba lateral do blog.

 

Comentários